sábado, 13 de outubro de 2012

O rei do norte

Foi um navio chamado North King que levou o avô Américo ao Brasil. Construído em 1903, foi um cargueiro alemão, antes de se dedicar ao transporte regular de passageiros entre Leixões/Lisboa/Funchal/São Vicente de Cabo Verde/Rio de Janeiro/Santos. Pertencia a uma empresa portuguesa chamada Sociedade de Navegação Luso-Panamense, levava bandeira e registo do Panamá e fez história por esses mares bastante navegados do século XX até ser vendido para demolição em 1957. Imagine-se que vim a saber, nas minhas pesquisas, que neste navio viajou o nazi Josef Mengele em julho de 1949, em fuga de Itália para a Argentina. Dois anos depois, e oriundo de um meio rural de um país fechado ao mundo, era muito improvável - ou até impossível - que o avô Américo soubesse quem era aquela infame personalidade, quanto mais que tinha pisado o convés do mesmo barco que, então, o levaria ao Brasil.

4 comentários:

Adriana disse...

Ola! Vc tem essa foto do navio North King?
Obrigada,
Adriana
adrianafmc@uol.com.br

Paulo disse...

Sim, tenho, Adriana. É um bilhete postal.

Norma disse...

Boa noite!....Fiquei bastante emocionada pois foi neste navio que minha mãe veio para o Brasil!....Gostaria de ver as fotos que vc tem para mostrar a minha mãe!!!....Meu e-mail....nfernandes_2009@hotmail.com.....meu face....su nandes.....Obrigada!!!!

Fernando Ferreira do Nascimento disse...

Minha família veio Portugal nesse navio em 1955